CARATINGA- Após um longo período sem grandes festas para o público, Caratinga será palco da “Exposição Agropecuária e Industrial de Caratinga 2024”. O evento contará com rodeio profissional, shows nacionais e regionais, além de concurso para eleição da rainha e princesas.
Para realização do evento, a Prefeitura já abriu processo de licitação buscando contratar empresa para planejamento, execução e gestão de atrações artísticas e culturais, incluindo o fornecimento de estrutura tecnológica, logística e física, assim como a permissão para a exploração de espaços comerciais, praças de alimentação, estandes expositivos, áreas de lazer e camarotes.
De acordo com a Prefeitura, a Exposição contribuirá para desenvolvimento econômico, social e cultural do município. Estima-se um público de 5.000 a 7.000 por dia de evento, tendo como comparação similares realizados na região, contudo podendo variar para mais conforme atrações e atividades a serem realizadas. A média de arrecadação estimada é de R$ 176.666,66 (cento e setenta e seis mil seiscentos e sessenta e seis reais e sessenta e seis centavos) conforme pesquisa de preços elaborada.
O executivo frisa que ao reunir produtores rurais, indústrias, comerciantes e a comunidade, o evento promete ser uma grande vitrine para o agronegócio e o setor industrial da região, impulsionando novas oportunidades de negócios e parcerias. “A exposição será uma excelente plataforma para fomentar o agronegócio local, destacando a importância da produção agrícola e pecuária da região, pilares econômicos de Caratinga. Ao trazer expositores e compradores, o evento favorecerá o desenvolvimento de novas tecnologias e práticas sustentáveis no campo, além de incentivar a troca de experiências entre os produtores. A indústria local também se beneficiará, com empresas apresentando suas inovações e produtos, fortalecendo a economia do município”.
Outro aspecto importante é o impacto na geração de empregos temporários e no aumento do fluxo de turistas, aquecendo o comércio local, a rede de hotéis, restaurantes e demais serviços. “A realização da exposição movimentará diversos setores da economia, criando oportunidades que ultrapassam os dias do evento e trazendo benefícios de longo prazo para a cidade. Do ponto de vista cultural e social, a exposição será um ponto de encontro da comunidade, promovendo entretenimento e valorizando a cultura local e regional com shows, competições e atividades recreativas. Isso fortalecerá a identidade cultural de Caratinga, além de atrair visitantes de outras regiões, ampliando a visibilidade do município”.
SHOWS
Estão previstos três dias de shows com entrada franca. Em datas ainda em confirmação, o primeiro dia será com artista de reconhecimento nacional, podendo ser escolhido entre os cantores: Hugo e Guilherme, Luan Santana, Jorge e Mateus, Eduardo Costa, João Gomes, Maiara e Maraísa, Mari Fernandez, Simone Mendes, Israel e Rodolfo, Wesley Safadão, Mateus e Kauan; ou Ana Castela.
Já no show da segunda data, ainda artista com reconhecimento nacional, podendo ser escolhido entre os cantores: Mato Grosso e Mathias, Daniel, Gino e Geno, Trio Parada Dura, Chitãozinho e Xororó, Di Paulo e Paulino, Teodoro e Sampaio, Zezé di Camargo, Rio Negro e Solimões, Amado Batista, Leonardo ou Bruno e Marrone.
No encerramento, podendo ser escolhido entre os cantores: Relber e Alan, Alan e Alex, Marcelinho de Lima, Don e Juan, João Lucas e Diogo, João de Souza e Bonifácio, Gustavo Moura e Rafael ou Diogo e Hernani.
Na mesma data também será contratado artista com reconhecimento regional, podendo ser de livre escolha atendendo os seguintes requisitos: composição mínima de oito integrantes e estilo de musical variado. E está previsto show infantil com repertório recreativo para as crianças.
O primeiro e o segundo dia também contarão com DJs regionais para animar o público.