CARATINGA- A cidade se prepara para viver intensamente um dos momentos mais significativos do calendário litúrgico da Igreja Católica: a celebração de Corpus Christi. A Paróquia Coração Eucarístico de Jesus, conhecida como Santuário de Caratinga, promoverá a 66ª edição da Semana Eucarística, que acontecerá entre os dias 12 e 19 de junho.
O pároco da Paróquia, padre Renivaldo Bruno da Cruz, destaca que a programação será marcada por momentos de oração, reflexão e expressão pública de fé. “Nós estamos celebrando a 66ª Semana Eucarística, que dará início no dia 12 de junho, na celebração eucarística das 19h. No dia 19 nós teremos a tradicional procissão de Corpus Christi”, explicou.
Segundo ele, a ordem dos eventos foi ajustada nos últimos anos para seguir as diretrizes litúrgicas. “A mudança que houve há dois anos é porque antes se fazia a procissão primeiro e em seguida a celebração eucarística. Liturgicamente então vem a correção. Primeiro nós celebramos e depois nós caminhamos. Primeiro nós nos alimentamos e depois nós levamos Jesus a dar a conhecer”, afirmou o padre. Ele acrescenta que, ao final da procissão, a bênção do Santíssimo Sacramento será dada na Catedral de São João Batista, marcando o encerramento da celebração.
Um dos momentos mais aguardados da festa é a confecção dos tradicionais tapetes, que embelezam o trajeto da procissão. O pároco faz um apelo à comunidade para colaborar com esse gesto de fé e arte. “É um momento em que nós passamos praticamente todo o dia de Corpus Christi confeccionando os tapetes. Inclusive, foi até bom tocar nesse assunto, porque nós estamos precisando de ajuda. Ainda precisamos de pessoas corajosas que possam colocar os seus dons, os seus talentos na confecção do tapete para essa procissão do Santíssimo Sacramento”, disse.
Padre Renivaldo também lembrou a origem histórica da solenidade, que remonta ao século XIII. “É uma festa que nasce na Bélgica, em 1247, devido a uma grande cisma implantada dentro da fé católica em dizer que Jesus não está, não existia a presença real de Jesus no Santíssimo Sacramento. Então o Papa Urbano, ele traz esta procissão para quebrar esse cisma e mostrar que de fato Jesus está presente no Santíssimo Sacramento, até porque no Evangelho Ele vai dizer: ‘Eu sou o pão vivo descido do céu’”, explicou.
Por fim, o sacerdote faz um convite aberto a toda a população, independentemente da religião. “Nosso convite a toda a população, até mesmo as que não professam a fé católica, podem nos ajudar na confecção dos tapetes. Venha participar conosco da Semana Eucarística, que inicia no dia 12 de junho. Finalizamos com a festa de Corpus Christi, às 18h, presidida por Dom Juarez a Eucaristia, logo em seguida a procissão do Santíssimo Sacramento até a Catedral, onde receberemos a bênção do Santíssimo Sacramento”.

