Homenagem é considerada a mais alta comenda concedida pelo Governo de Minas Gerais
OURO PRETO – O esforço diário para desenvolver e tornar Minas Gerais um Estado cada vez melhor. Esse foi o sentimento relatado pelos agraciados na Medalha da Inconfidência, realizada neste sábado (21/4), em Ouro Preto. Durante a solenidade, foram entregues comendas – a maior honraria concedida pelo Estado de Minas Gerais – a 170 personalidades e instituições que contribuíram para o desenvolvimento de Minas Gerais e do Brasil. Dentre os agraciados está o caratinguense Pedro Leitão. Ele é vice-presidente da Rede Doctum de Ensino e ex-secretário de Agricultura.
Pedro Leitão recebeu a Medalha da Inconfidência, Grau Honra. “Hoje é um dia de muita alegria. Eu quero dividir está honraria com todos os funcionários da Rede Doctum, com todos da equipe da Secretaria de Estado de Agricultura e todos os caratinguenses. Afinal, sou de Caratinga e de alguma forma estou aqui representando nossa cidade e região neste dia tão importante”, ressaltou o homenageado.
Essa é a quinta homenagem concedida a Pedro Leitão. Antes ele havia recebido as medalhas Presidente Juscelino Kubitschek Alferes Tiradentes; Dia de Minas e a Comenda Antônio Secundino de São José
CERIMÔNIA
Criada em 1952 pelo governador Juscelino Kubitscheck, a Medalha da Inconfidência possui quatro designações: Grande Colar, Grande Medalha, Medalha de Honra e Medalha da Inconfidência. Foram 40 agraciados com a Grande Medalha, 58 com a Medalha de Honra e 72 com a Medalha da Inconfidência. De acordo com a Constituição do Estado, o governador Fernando Pimentel baixou decreto transferindo simbolicamente a capital de Minas Gerais para Ouro Preto. A cidade foi a capital mineira de 1823 até 1897.
Este ano a entrega das 170 medalhas aconteceu no Centro de Artes e Convenções da Universidade Federal de Ouro Preto. O evento acontece todos os anos no dia de Tiradentes, simbolicamente a capital de Minas Gerais é transferida para Ouro Preto.