CARATINGA- Nos dias 26 e 27 de maio, prefeitos e autoridades de Caratinga e região embarcarão para o Chile com a missão de fortalecer parcerias internacionais e apresentar as potencialidades da região em um seminário internacional que abordará segurança alimentar, desenvolvimento econômico, turismo e intercâmbio cultural. O evento marca mais um passo na integração entre Brasil e Chile, promovendo a troca de experiências nas áreas de agricultura, educação, meio ambiente e gestão pública.
Entre os representantes brasileiros confirmados para o evento estão os prefeitos Giovanni Corrêa da Silva (Caratinga), Marcélio Teixeira da Costa (Bugre), Clécius Vinicius Pinto (Vermelho Novo), Joaquim Carlos Neto (Taparuba) e Marinalva Ferreira (Simonésia) e Jadinho (Dom Cavati); além de João Paulo de Paiva Ramos (Rede Leste de Bancos de Alimentos) Guilherme Moraes de Castro, secretário de Agricultura de Governador Valadares, e o deputado estadual Marcos Joseraldo Lemos.
João Paulo de Paiva, presidente da RELBA, destacou a importância estratégica do seminário: “É um evento de nível internacional, cujo objetivo principal, além de discutir segurança alimentar e nutricional, é fortalecer as relações bilaterais para abertura de mercados. Nosso caso, por exemplo, é fortalecer a entrada no Chile em relação à cachaça, café e, principalmente, buscar intercâmbio de conhecimento. Vamos levar a nossa expertise em banco de alimentos e conhecer a experiência deles na educação, meio ambiente e desenvolvimento econômico”, afirmou.
Ele ainda ressaltou o ineditismo da participação de Caratinga como protagonista: “É a primeira vez que um prefeito de Caratinga, no exercício do cargo, vai ao exterior apresentar o que temos na área de segurança alimentar e agricultura, mostrar nosso potencial de atração de investimentos. O que o Chile pode investir aqui? Como nosso café e nossa cachaça certificada podem chegar ao Chile? Queremos tirar Caratinga do quadrado e mostrar que temos muito a oferecer”, completou.
O prefeito de Caratinga, Giovanni Corrêa, será o responsável por abrir a programação do seminário entre os prefeitos, com uma fala sobre o cenário agrícola e econômico do município. Ele defendeu a busca por novos mercados para os produtos locais, especialmente os cafés especiais. “Hoje em Caratinga, temos mais de 20 marcas de cafés especiais. Precisamos encontrar mercados para eles. Já temos café nosso chegando à Europa e Ásia, e queremos ampliar ainda mais. É fundamental que o mercado internacional conheça e reconheça a qualidade do que produzimos”, disse o prefeito.
Dr. Giovanni ainda ressaltou o baixo custo da viagem comparado a deslocamentos nacionais e reforçou a relevância da agenda internacional. “Eu não iria ao Chile para passear. Já conheço o país, viajei por lá por dez dias anos atrás. Agora estou indo como prefeito, para levar o nome de Caratinga. A passagem e o hotel ficaram mais baratos do que ir a Brasília. Isso é muito comum, a gente quando compara os preços das passagens internacionais com a nossa nacional, é mais barato você ir à Argentina, ao Chile, ao Uruguai, do que a Fortaleza e às vezes a Brasília ou a Manaus. Então, a nossa questão é fazer com que Caratinga entre no cenário”, pontuou.
O prefeito destacou ainda o potencial de aprendizado com os chilenos: “Eles são referência na produção de vinhos e hortifruticultura. Vamos aprender com eles e mostrar também o que temos de bom. É um intercâmbio bilateral, de fortalecimento dos nossos municípios e da microrregião”.
Apesar de inicialmente confirmadas, as presenças dos prefeitos Gleydson Delfino (Ubaporanga) e Zânia Faria (Santa Rita de Minas) foram canceladas por motivos institucionais. Segundo informações repassadas à redação do DIÁRIO, o prefeito de Ubaporanga foi convocado para uma agenda em Belo Horizonte com o vice-governador, e a prefeita de Santa Rita de Minas informou que não comparecerá.
A expectativa dos organizadores e participantes é que a missão internacional gere frutos a médio e longo prazo, com destaque para o fortalecimento dos bancos de alimentos, expansão dos mercados para produtos da região e articulação para um evento internacional em Caratinga, previsto para setembro deste ano. “Teremos prefeitos da América do Norte, Central e do Sul aqui em Caratinga. Isto é ter visão, não é ficar só dentro do quadrado. Então, estamos buscando, colocar o produtor caratinguense no cenário. E somente pra isso”, concluiu Giovanni Corrêa.