SÃO JOÃO DO ORIENTE – Nesta sexta-feira (14), São João do Oriente recebeu o 100º Encontro da Rede Leste de Banco de Alimentos (RELBA), evento de grande importância para a segurança alimentar da região. Com a presença de representantes de mais de 50 municípios, o encontro representa um marco significativo na trajetória da instituição, reafirmando o compromisso dos gestores municipais com a promoção do acesso a alimentos de qualidade.
Os participantes foram recepcionados por João Paulo de Paiva Ramos, presidente da RELBA, e pelo prefeito Filipe da Farmácia. João Paulo enfatiza que o município já havia aderido a RELBA, mas a administração fez questão de ser a primeira cidade em 2025. “E por coincidência, a nossa centésima reunião, então assim, significa que nós temos um bom tempo de estrada, sobrevivemos à pandemia e a turma nova chegando, mais cidades aderindo, temos Ferros, Aimorés, várias e várias cidades que estão chegando”.
A expectativa, segundo João Paulo é que em breve a RELBA se torne a segunda maior rede do mundo. “Só estão faltando dois bancos para a gente empatar e virar. E os bancos de alimentos agora entenderam seus papéis, que é de fato fortalecer a luta contra a fome, enfrentar as mazelas dessa dificuldade tão grande que ainda existe, que é a fome”.
São João do Oriente é um dos principais polos de produção de hortaliças da região, abastecendo o CEASA de Caratinga e diversos mercados no Vale do Aço. Durante o evento, o quiabo, um símbolo da agricultura local, teve destaque nas atividades programadas.
O prefeito Filipe destaca a importância da RELBA para políticas públicas voltadas à população. “Trazer realmente alimentos saudáveis, para a gente cuidar da segurança alimentar da população da nossa cidade e realmente da forma nutricional também, não é só um alimento sem valor nutritivo. São verduras e legumes de qualidade para fornecer de forma gratuita para a nossa população mais carente. Nós não tínhamos o Conselho de Segurança Alimentar, já estamos em fase final de criação dele, justamente para conseguir os recursos e aplicar da maneira correta”.
O 100º Encontro da RELBA também contou com a palestra intitulada “A Importância do SISAN na Implementação da Política Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional”, apresentada por Walney Souza Martins, representante do Câmara Governamental Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional de Minas Gerais (CAISAN-MG).
“Fui convidado para falar sobre o Sistema Nacional de Segurança Alimentar Nacional, o processo de adesão, o processo de permanência dos municípios e a importância que os municípios possam estar aderidos. Hoje a política de segurança alimentar e a descentralização dos recursos está sendo muito prevista em cima desta ideia da adesão ao sistema. Então, por exemplo, a execução do Programa de Aquisição de Alimentos está condicionada aos municípios estarem aderidos ao sistema. Nosso papel é orientar os municípios para fazer essa adesão, organizar seus conselhos municipais, garantir a participação da sociedade civil na instituição da política municipal de segurança alimentar, preparar suas conferências municipais, um plano municipal de segurança alimentar garantido”, comentou Walney Souza Martins.
O deputado federal Leonardo Monteiro (PT), coordenador e presidente da Frente Parlamentar da Agroecologia e Produtos Orgânicos, destaca que a RELBA fortalece os bancos de alimentos e a produção de alimentos saudáveis. “Parabenizar aqui ao prefeito São João do Oriente que nos recebe, pelo encontro espetacular. Várias cidades da nossa região, leste de Minas Gerais, discutindo políticas públicas para fortalecer a agricultura familiar, sobretudo fortalecer os bancos de alimentos para cada vez mais estar cuidando de ter um alimento saudável para a nossa população de Minas Gerais, sobretudo desta região do leste de Minas”, finaliza.
- Mesa diretora do 100º Encontro da RELBA
- São João do Oriente recebeu o 100º Encontro da Rede Leste de Banco de Alimentos, evento de grande importância para a segurança alimentar da região
- Evento contou com números culturais