DA REDAÇÃO – A Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, proposta anualmente pelo Conselho Nacional das Igrejas Cristãs (CONIC) para os dias que antecedem a festa de Pentecostes teve uma programação especial nas comunidades de São Sebastião e São José do Mantimento, pertencentes à Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, de Conceição de Ipanema.
Fiéis da Igreja Católica e da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, motivados pela proposta da Semana Nacional de Oração pela Unidade dos Cristãos, promoveram um tríduo celebrativo nos dias 15, 16 e 17 de maio, buscando orar juntos, por uma unidade cada vez mais plena, conforme o desejo do próprio Cristo, como nos relatou o pároco de Conceição de Ipanema, padre Ely da Terra Cristo.
No dia 15, terça-feira, a celebração aconteceu na Paróquia Luterana do Funil, no Córrego do Funil, zona rural de São José do Mantimento. No 16, quarta-feira, na comunidade Católica de São Sebastião, naquela mesma localidade, e o encerramento festivo na quinta-feira, 17, na Igreja Católica de São José do Mantimento.
Padre Ely manifestou sua satisfação com a participação dos cristãos católicos e protestantes no tríduo, que considera uma novidade para o relacionamento entre as duas comunidades.
O responsável da Paróquia Luterana do Funil, pastor Miquéias Holz lembra que a Igreja Luterana tem como princípio ser ecumênica. “Nós entendemos que existem diferentes formas de pensar, afinal, Deus nos criou de forma diferente, mas isso não nos deve dividir e sim unir”, disse, valorizando a atividade realizada entre católicos e luteranos.
Pastor Miquéias mantém-se otimista quanto à possibilidade de construção de um mundo melhor para as pessoas. “A Igreja ainda exerce um papel transformador muito grande na sociedade, não de converter, mas de ajudar as pessoas em suas necessidades concretas. Por isso, unidos somos mais fortes, além de ser agradável, bom e agrada a Deus”, disse.
Para ele, os dias de celebrações ecumênicas foram motivo de muita alegria. “Eu lancei a ideia para dirigente da Igreja Católica na comunidade e ele aceitou. O padre prontamente também aceitou e fizemos três celebrações maravilhosas e abençoadas”, finalizou.
Fonte: Portal Diocese de Caratinga