MANHUAÇU – Entre os dias 23 e 24 de novembro, foi realizada no Parque de Exposições de Manhuaçu a I Feira Regional da Agricultura Familiar. Durante os dois dias, ocorreram rodada de negócios, palestras, atrações culturais, praça de alimentação e cupping de café, entre outras atividades que marcaram a programação do evento.
A Prefeitura de Manhuaçu foi parceira nesta iniciativa, que teve a proposta fortalecer a geração de renda para as inúmeras famílias rurais que residem no município, juntamente com a UNICAFES, EMATER-MG e COORPOL. Também apoiaram a Cresol, Governo de Minas Gerais, SENAR-MG, Sintram, Associação de Mulheres de Vila de Fátima e Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Manhuaçu.
O secretário Flânio Alves prestigiou o evento nos dois dias. Além dele, compareceram à solenidade de abertura a chefe de Gabinete, Sandra Cerqueira; secretária de Administração, Cristina Miranda; secretária de Cultura e Turismo, Gena Clara; secretária de Educação, Luizaura Januário; secretário de Obras, João Amâncio, e a secretária de Trabalho e Desenvolvimento Social, Giuzaina Gregório. O presidente da Câmara, Jorge do Ibéria, e os vereadores Professor Giovanni e Cabo Ferreira, também estiveram presentes.
Para o secretário de Agricultura, Flânio Alves, o evento destacou pontos positivos da agricultura familiar regional. Ele também agradeceu ao incentivo dado pela Administração “Ouvir para Governar”, tanto pela realização da feira, quanto pelos investimentos e incentivos ao homem do campo de Manhuaçu.
“Neste primeiro evento, sem dúvida tivemos muito que comemorar. Vimos uma agricultura familiar forte e produtores interessados. É exatamente isso que queremos, capacitá-los para que possamos ter uma cafeicultura pujante e uma diversificação de produtos com qualidade. E foi exatamente isso que evidenciamos neste evento. A prefeita tem nos deixado muito a vontade para trabalharmos desta forma e estamos colhendo os frutos”, avaliou Flânio.
Dentro da variada programação da I Feira Regional da Agricultura Familiar, o destaque foi para a final do Concurso de Qualidade dos Cafés da EMATER-MG/ Regional Manhuaçu, que aconteceu na tarde de sexta-feira (23). Todos os cafés finalistas obtiveram pontuação superior a 84, o que os colocaram em destaque, inclusive no Estado.
Na categoria cereja descascado, o grande campeão foi Horácio Antônio de Moura, de Simonésia. Em seguida, apareceram os cafés de Zélia de Faria (Manhuaçu) e Elieser Carmelito da Silva (Santa Margarida).
Na categoria natural, o vencedor foi o café do produtor Joaquim Carmelito da Silva, de Santa Margarida. Em segundo lugar ficou o café de Reinaldo Garcia dos Santos, da cidade de Luisburgo. Fechando o pódio, apareceu Samuel Almerindo dos Santos, de Santa Margarida.
Ainda durante o evento, a diretoria da EMATER-MG prestou homenagens aos funcionários que contribuem com a melhoria na qualidade dos produtos da agricultura familiar.
Secretaria de Comunicação Social de Manhuaçu