O futebol europeu engloba uma série de fatores que colabora para o seu sucesso. Entre eles, a constante chegada de jogadores de outros continentes, principalmente da África. A cada temporada este número aumenta. Temos diversos exemplos de jogadores que desde que chegaram no velho continente fizeram e ainda fazem sucesso. Mohamed Salah, Sadio Mané e Pierre-Emerick Aubameyang são ótimos exemplos de jogadores que desde a chegada na Europa tiveram uma incrível ascensão. Quando não chegam jovens, para as categorias de base de algum clube gigante, vão para um clube médio para desenvolver e se firmar, até chegar ao topo.
Nesta temporada, alguns nomes surgiram como destaques em algumas ligas. Uns são estreantes, outros já têm mais rodagem, apesar da pouca idade. Samuel Chukwueze (20), do Villarreal (Espanha) e Victor Osimhen (20), do Lille (França) são dois atletas que estão dando o que falar em seus times. Ambos se destacam pela velocidade, imposição e, claro, pelos gols.
Podemos dizer que todo clube necessita de jogadores africanos em seus plantéis. Eles conseguem aliar força física e técnica. Todo treinador confia. Aplicados taticamente e com poder de decisão, todos possuem estilos necessários em esquemas que prezam pela marcação e boa saída.
O fato de estarem na Europa também ajuda a fortalecer suas respectivas seleções. Na Europa aprendem mais técnica e taticamente e isso reflete no grupo todo. Passam as experiências para os mais novos e influenciam nas carreiras de quem está começando. Sem falar na evolução pessoal. Muitas famílias são ajudadas e levam aquele atleta como exemplo de vida. O futebol salva.