DA REDAÇÃO – A Polícia Civil realiza na manhã de hoje mais um leilão de veículos apreendidos por infração de trânsito. O leilão acontece na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), localizada à rua Joaquim Murtinho, em Ipanema. No total serão leiloados 200 veículos entre motos e automóveis; sendo que destes, 103 são considerados ‘sucatas, ou seja, não poderão circular, servindo apenas para aproveitamentos de peças; e 97 são considerados “recuperáveis”, que poderão circular novamente, isto após reforma, vistoria e licenciamento.
Dentre os recuperáveis, o responsável pelo leilão destaca que serão levados a hasta pública veículos como Celta, Corsa, Mobi, Palio, dentre outros e motocicletas como Honda modelo CG, além de vários modelo Strada, Twister, NXR e Biz. Os lances iniciais das motos recuperáveis iniciam em R$ 50,00 e dos carros recuperáveis começam em R$ 100,00.
O leiloeiro Clemilson Calais ressaltou que o leilão tem vários objetivos, sendo os principais, “reduzir o número de veículos recolhidos no pátio, resultando em mais espaço, resolvendo o problema da superlotação; ressarcimento ao erário público de impostos não recolhidos; evitar problemas de saúde pública como dengue e infestação de roedores e animais peçonhentos, pois com o acúmulo de veículos, exposto ao desgaste natural (sol, chuva etc), estes se tornam locais de reprodução desses animais; impedir danos ao meio ambiente, pois devido ao tempo em que ficam parados e expostos a intempéries o restante de combustível nos tanques e óleo do motor poderão vazar e contaminar o solo; e evitar a perda ou diminuição do valor mercadológico do bem”.
Ainda conforme destacado pelo leiloeiro, o pagamento dos veículos arrematados será realizado através de DAE (Documento de Arrecadação Estadual), “que será entregue ao arrematante no ato do arremate, e deverá ser quitado em agência bancária no prazo de até três dias. Após a quitação, o arrematante receberá a carta e a nota de arrematação e a liberação para retirar seu veículo do pátio”.
Clemilson Calais enfatiza que visando agilizar os procedimentos para as pessoas que desejarem participar dos leilões, os interessados poderão realizar um pré-cadastro, diretamente no site www.detran.mg.gov.br.
ESCLARECENDO DÚVIDAS SOBRE O LEILÃO
Veículo recuperável: É aquele que após ser recuperado, receberá o licenciamento e poderá voltar a circular.
Veículo sucata: É aquele que deverá ser desmontado e não poderá voltar a circular. Só poderá ser arrematado por pessoa jurídica (empresa).
Pagamento: A pessoa que arrematar o veículo receberá um DAE (documento de arrecadação estadual) e terá três dias úteis para quitá-lo diretamente nas agências bancárias do Itaú; Brasil; Bradesco; Mercantil do Brasil e Bancoob. Nenhum valor é pago no momento do arremate.
Documentos necessários para arrematar veículo: cédula de identidade, CPF e comprovante de endereço. E no caso de empresas, cópia do cartão do CNPJ.
A comissão de leilão frisa que não existem despesas com o pátio e nem tem que pagar comissão para o leiloeiro.