VERMELHO NOVO – Aconteceu na noite da última sexta-feira (07), a solenidade de posse da nova diretoria do Conselho Comunitário de Segurança Pública (CONSEP) da cidade de Vermelho Novo. O evento contou com a presença de diversas autoridades do município, dentre elas o prefeito Geraldo José do Carmo, o comandante do Destacamento de Polícia Militar, sargento Rodrigo Medeiros de Freitas; e sargento Leonardo Galinari Martins, representando o 4º Pelotão de Polícia Militar de Raul Soares.
Na ocasião, foram apresentados os novos componentes do CONSEP: Diretor: Marcelo Marcelino de Souza; vice-presidente: Flávio Martins Barcelos; diretor financeiro: Grimaldo Pedro da Silva; secretária: Dilma Maria Rebelo Barcelos.
A SOLENIDADE
Na abertura do evento foi exibido um vídeo institucional que retratou a trajetória da entidade desde a sua fundação e projetos desenvolvidos. Após a apresentação as autoridades presentes discursaram para os convidados.
O prefeito Geraldo do Carmo destacou a satisfação em fazer parte do evento, bem como a importância do CONSEP ativo e atuante na cidade. Durante o pronunciamento, o chefe do executivo municipal lembrou que o “Conselho é um órgão independente e autônomo, contudo é essencial o intercâmbio desta entidade junto a Polícia Militar e Poder Público visando buscar soluções para os problemas locais relacionados à segurança”. Geraldo do Carmo agradeceu a presença de todos e encerrou sua fala dizendo que “Vermelho Novo é uma cidade abençoada, muito tranquila, de um povo ordeiro, e por meio do CONSEP, juntamente com a Polícia Militar e a comunidade, seremos uma cidade ainda melhor”.
O comandante do Destacamento de Polícia Militar de Vermelho Novo, sargento Rodrigo Medeiros agradeceu a presença dos convidados e destacou os resultados obtidos nos últimos anos em relação ao baixo índice de criminalidade na cidade e áreas rurais abrangidas pelo destacamento. O militar ressaltou que grande parte deste mérito se deve ao reforço da fração com os novos militares, bem como as atividades de prevenção desenvolvidas.
Ainda quanto às atividades de prevenção, o sargento destacou que o CONSEP é um aliado fundamental, tendo em vista os programas e projetos desenvolvidos junto à comunidade. Para o sargento Rodrigo, pode-se comparar a luta das mais diversas frentes da sociedade contra a crescente onda de violência vivida no Brasil com a história de Davi e Golias. “Somos como Davi, que frente ao desafio de defender seu povo, aceitou lutar contra Golias. Mesmo desacreditado, ele foi e venceu. Portanto, por maiores que sejam os problemas, eles podem ser superados”, completou.
Ao final do evento, o novo presidente do Conselho, Marcelo Marcelino agradeceu a presença das autoridades, lembrando o bom relacionamento que o Conselho desenvolveu com os chefes do Executivo e Legislativo. Em seu discurso Marcelo estendeu seu agradecimento a diretoria da Associação Esporte Clube Vermelhense que, segundo ele, tem apoiado diversos projetos da entidade. “Todos os projetos desenvolvidos pelo CONSEP são de caráter voluntário e as parcerias são essenciais e o que move as pessoas envolvidas nesses projetos é o amor pelo esporte e a vontade de fazer algo de bom pela comunidade”. Marcelo aproveitou para agradecer a todos os militares do destacamento de Polícia Militar de Vermelho Novo pelo empenho e dedicação ao CONSEP, e principalmente, ao cabo Welinton Tarcísio Armendani, que segundo Marcelo “contribuiu muito com sua experiência e foi fundamental para que os projetos fossem retomados”, concluiu.
PROJETOS
O Conselho Comunitário de Segurança Pública de Vermelho Novo, em parceria com a Polícia Militar e diversos voluntários, tem desenvolvido vários projetos na cidade de Vermelho Novo. Atualmente, o projeto escolinha de futebol conta com a participação de mais de quarenta adolescentes e jovens entre 14 e 18 anos, que além de ensinar os fundamentos do esporte, busca desenvolver princípios como o respeito e a disciplina.
Outro projeto que também está previsto para iniciar suas atividades é o “Lutando para o bem” que buscará por meio das artes marciais desenvolver o senso de respeito, disciplina e autocontrole dos participantes.