Corpo de Bombeiros orienta comércio sobre medidas preventivas
MANHUAÇU – Supermercados, padarias, lanchonetes e outros comércios de várias cidades de Minas Gerais passaram por um pente fino no último final de semana. Eles foram alvo da Operação Alerta Vermelho, feita pelos Bombeiros, para verificar quem está em dia com o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB). A Companhia do Corpo de Bombeiros em Manhuaçu realizou várias vistorias.
Segundo o comandante do Corpo de Bombeiros em Manhuaçu, tenente Flávio Mota, toda edificação destinada ao uso coletivo deve ser regularizada junto aos Bombeiros com o objetivo de garantir à população a segurança mínima contra incêndio e pânico. Como forma de certificar a segurança, foi criado o AVCB, documento emitido depois de se verificar as medidas de segurança instaladas em conformidade com o Processo de Segurança Contra Incêndio e Pânico (PSCIP).
Em Manhuaçu, equipes foram a campo para fiscalizar os estabelecimentos. “As falhas constatadas foram comunicadas aos responsáveis que receberam as devidas orientações para providenciar a regularização. Excelente oportunidade para que os proprietários estejam em dia com as normas, zelando pela segurança de funcionários e clientes”, informou.
Descuidos em instalações elétricas provisórias, produtos muito próximos a painéis elétricos, equipamentos de refrigeração sem a devida manutenção, entre outros fatores tornam os supermercados ambientes suscetíveis a incêndios e acidentes. Além disso, a grande circulação de pessoas exige normas para minimizar os riscos de incêndios e pânico para funcionários e clientes.
No ano passado foram realizadas cinco operações Alerta Vermelho, que vistoriaram mais de 12 mil estabelecimentos e empenharam mais de 3.700 militares. Nos meses de abril e junho deste ano, a operação vistoriou mais de 3.900 comércios em todas as regiões de Minas, empenhando mais de 1.600 militares.