MANHUAÇU – No dia 19 de novembro comemora-se o Dia da Bandeira do Brasil. Essa comemoração passou a fazer parte da história do país após a Proclamação da República, no ano de 1889. Com o fim do período Imperial (1822-1889), a bandeira que representava o império foi substituída por uma bandeira republicana. A nova bandeira representava a simbologia que estava agregada ao regime republicano, como a ideia de um Estado-nação, o patriotismo e o surgimento do sentimento nacionalista.
Reafirmando o sentimento de patriotismo, foi realizada na manhã, desta segunda, no pátio do 11º Batalhão de Polícia Militar, em Manhuaçu, a solenidade em comemoração ao Dia da Bandeira.
O evento contou com a presença de policiais militares e funcionários civis do 11º BPM e também os alunos e funcionários do Colégio Tiradentes da Polícia Militar de Manhuaçu, Escola Estadual Renato Gusman, Escola Municipal Petrina Maria da Conceição e Escola Estadual Maria de Lucca Pinto Coelho.
A participação das escolas, nessa Solenidade, tem como importância incentivar os nossos jovens a enaltecerem o respeito cívico aos símbolos nacionais, havendo uma aproximação entre Comunidade Escolar e Polícia Militar.
Inicialmente foi lida a mensagem do Comandante Geral da PMMG, hasteadas as bandeiras do Brasil e de Minas Gerais e executado o Hino à Bandeira. Durante a solenidade foi realizada a incineração de bandeiras inservíveis, momento em que o efetivo militar e civis presentes, prestaram sua homenagem a um dos mais conhecidos e respeitados símbolos nacionais.
Assessoria de Comunicação Organizacional do 11º BPM