CARANGOLA – Nesta terça-feira (24), foi realizada uma reunião com a presença do superintendente de articulação regional da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), Ricardo Assis, e dirigentes Regionais de Saúde de Manhumirim, Leopoldina, Ponte Nova, Ubá e Juiz de Fora, COSEMS regional, prefeitos e secretários de Saúde dos municípios de Caiana, Carangola, Caparaó, Divino, Espera Feliz, Faria Lemos, Fervedouro, Orizânia, Pedra Bonita, Pedra Dourada, Tombos e prestadores de serviços na área de saúde.
O encontro teve o objetivo de apresentar os estudos realizados pelo grupo condutor do plano para as Macrorregiões Sudeste e Leste do Sul, bem como as propostas com os possíveis redesenhos e alterações, os quais visam destacar as reais necessidades de melhorias e resolubilidade da assistência à saúde nos territórios.
“Fizemos questão de destacar aos gestores presentes, que o PDR é um instrumento de planejamento e gestão, que tem como objetivo estruturar, descentralizar e organizar os serviços de saúde em redes com vistas a possibilitar o direcionamento equitativo das políticas públicas. Por essa razão estamos trazendo essa discussão para o território com a finalidade de apresentar elementos que possam contribuir na compreensão dos gestores locais em relação ao PDR”, explicou o diretor regional de saúde de Manhumirim, Juliano Estanislau.
Após apresentação dos possíveis ajustes e entendimentos já discutidos, os municípios tiveram a oportunidade de expor suas manifestações e posicionamentos diante às propostas.
“Entendemos que todas as opiniões são válidas e esse é o real motivo dessa reunião. Queremos aproximar os municípios dessa discussão e amadurecer a proposta, buscando sempre preencher os vazios assistenciais e buscar a otimização dos serviços de saúde, tendo como base a discussão e aproximação entre os municípios e Estado”, pontuou o superintende de articulação regional Ricardo Assis.
Ao término da reunião, ficou acordado que os municípios que compõe a Microrregião de Carangola apresentarão em reunião de CIR, que acontecerá no dia 01/10/2019 um documento com o posicionamento dos gestores do território. Esse documento será encaminhado à comissão SES – COSEMS, que fará as considerações e arranjos necessários para posterior encaminhamento à CIB SUS.
Texto e Fotos: Antonio Rodrigues ASCOM GRS Manhumirim