MANHUAÇU – Com o objetivo de aumentar o entendimento do consumidor em relação à leitura no hidrômetro, o SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) preparou campanha que visa facilitar o entendimento sobre o aparelho que registra o volume de água.
ENTENDA SEU HIDRÔMETRO
Para conhecer e monitorar o consumo de água da sua casa, evitando desperdícios e colaborando para o meio ambiente, você pode acompanhar a medição da passagem da água pelo hidrômetro.
Toda vez que você abre o chuveiro ou liga a máquina de lavar roupas, o hidrômetro da sua casa começa a registrar o volume de água utilizado na ação. O aparelho, também mede o consumo do imóvel em tempo real e é um grande aliado na luta contra o desperdício.
Por meio da leitura do hidrômetro, você consegue acompanhar o padrão de consumo mensal de água na sua residência, uma informação que não só ajuda a manter as contas sob controle como também facilita a identificação, com mais agilidade, de vazamentos ou quaisquer ocorrências que gerem alterações significativas na sua média de consumo.
Além de ser muito relevante para a sua economia doméstica, o hidrômetro também tem uma importância social. A partir das medições dos aparelhos em todos os domicílios, o poder público e as concessionárias conseguem mapear os hábitos da população, detectar excessos, propor campanhas de conscientização e projetar investimentos futuros no sistema de abastecimento.
VANTAGENS DO HIDRÔMETRO
- Ajudar a manter o consumo de água sob controle
- Facilitar a identificação de vazamentos
- Possibilitar a cobrança justa da conta de água
- Auxiliar no mapeamento dos hábitos de consumo de toda a população
Vamos calcular?
Um leiturista devidamente autorizado e identificado é responsável por visitar empresas e residências para fiscalizar o funcionamento dos hidrômetros e acompanhar as medições mensalmente.
Mas você também pode fazer o controle individual do seu consumo, compreender sua rotina e descobrir quais mudanças de hábitos ajuda na redução de sua conta de água. Além disso, acompanhar o seu hidrômetro de perto também é uma forma de identificar a possibilidade de algum vazamento, portanto, fique atento!
-Identifique o número que consta na sua última conta de água
-Subtraia a medição da conta do número que consta na atual do seu hidrômetro.
-Lembre-se: para o cálculo, considere apenas os números pretos e desconsidere os demais.
-Pronto! agora você já sabe quanto consumiu desde a sua última conta.
Cuide bem do seu hidrômetro
De nada adianta manter um hidrômetro em casa se o aparelho não funcionar corretamente.
Como consumidor, você pode adotar alguns cuidados que ajudam a ampliar a vida útil do aparelho e garantem a precisão de suas medições.
-Não coloque objetos em cima do hidrômetro, a prática pode prejudicar a medição.
-Deixe o equipamento em local de fácil acesso para leitura.
-Mantenha o hidrômetro sempre limpo.
-Nunca retire o lacre. A violação do hidrômetro é ilegal e implica em sanções previstas na lei.
-Informe o SAAE quando perceber que o equipamento está danificado.
Em caso de problemas com seu hidrômetro ou dúvidas sobre a atuação dos leituristas, entre em contato com o SAAE.
Você sabe o que é um hidrômetro?
O hidrômetro é um aparelho de precisão utilizado para medir e registrar o volume de água. Ele é usualmente chamado de medidor ou relógio de água e marca a quantidade de água que você consome toda vez que uma torneira é aberta.
Por que preciso ter um hidrômetro?
O hidrômetro garante a cobrança justa do consumo de água, além de ajudar você a detectar vazamentos, evitar desperdícios e preservar o meio ambiente. O SAAE cobra pelos serviços de tratamento e distribuição de água. Quanto maior for o seu consumo, maior será o valor da sua conta.
Assessoria de Imprensa- SAAE Manhuaçu