MANHUAÇU – O secretário municipal de Agricultura, Flânio Alves, participou do I Dia de Campo da Comunidade de São Domingos, nesta quarta-feira (17). O evento foi realizado no salão comunitário da Igreja Católica, que fica na Serra do Ouro (Vila de Fátima), em São Sebastião de Sacramento, distrito de Manhuaçu.
As ações foram realizadas em parceria entre a Prefeitura de Manhuaçu, através da Secretaria de Agricultura, a Empresa de Assistência Técnica de Extensão Rural de Minas Gerais (EMATER-MG) e a Associação de Mulheres da Comunidade de São Domingos.
De acordo com o secretário municipal de Agricultura, Flânio Alves, é através da união de esforços entre a comunidade do campo e as entidades organizadas que haverá melhorias na Agricultura Familiar. “E fazendo isso, teremos uma cidade mais forte. A vocação do nosso município é agrícola. Basta percebermos o quão danoso é para nós quando o preço da saca de café está em baixa. É fundamental discutirmos a diversificação da produção, através do PAA e do PNAE e da qualidade do café. Tudo isso agrega valor nas comunidades. Neste sentido, agradecemos a prefeita Cici Magalhães que sempre nos apoia quando o assunto é Agricultura Familiar”, comentou Flânio.
A presidente da Associação de Mulheres da Comunidade de São Domingos, Simone Carvalho Silva Souza, acredita que ações como esta são importantes para incentivar uma maior participação da mulher no cuidado do dia-a-dia da lavoura. “Esse Dia de Campo vai ser bom para trazermos recursos para a nossa comunidade e para mostrar para a mulher que ela também tem serventia na administração do café. Precisamos assumir a nossa condição também de gerência do nosso negócio”, avaliou Simone.
Parceira de todos os eventos realizados pelos homens e mulheres do campo, a EMATER-MG participou do evento. O gerente regional, Rômulo Matozinhos, entende que o café é a principal atividade econômica da região e por isso deve ser amplamente discutido. “A qualidade do café de montanha é fundamental neste sentido. Até o momento, o produtor trabalho apenas no cuidado com a lavoura. A partir de agora, passaremos a lidar com a colheita, outro momento importante para garantir a qualidade da bebida. Estamos aqui para garantir informação de qualidade para o produtor”, explicou Romulo.
O evento contou ainda com a participação de representantes da CORPOL, CRESOL, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Manhuaçu e do vereador Vantuil Martins. Durante toda a tarde, foram ministradas palestras sobre saúde da família (assistente social Elaine Amorim da Mata); colheita e pós-colheita, visando café de qualidade (extensionista da EMATER, Thiago Braga de Oliveira) e sobre o trabalho da CRESOL (Gisele Barros de Carvalho).
Secretaria de Comunicação Social – Prefeitura de Manhuaçu