MANHUAÇU – Com palestra evidenciando o tema ‘Proteção Integral, Diversidade e Enfrentamento das Violências’, a X Conferência Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente de Manhuaçu envolveu expressiva participação de representantes de instituições e o público em geral, na tarde desta quarta-feira (22), no anfiteatro da Câmara Municipal. Jovens também marcaram presença no encontro e contribuíram com sugestões e voto nos eixos temáticos para a elaboração de novas políticas públicas para o setor.
A conferência é realizada pela Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social da Prefeitura de Manhuaçu, e o CMDDCA (Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e Adolescente). Alunos de várias escolas e projetos sociais acompanharam as atividades, além de abrilhantar a programação com apresentações especiais: a dos alunos da fanfarra da Escola Estadual Maria de Lucca Pinto Coelho (Projeto em tempo integral) e da Oficina de Música do CRAS, mantida pela Administração Ouvir para Governar.
Participaram da Mesa Diretora, a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Giuzaina Celeste Gregório; presidente do CMDDCA, Rachel Rodrigues Furtado; Chefe de Gabinete, Sandra Cerqueira (representante da prefeita); secretária municipal de Educação, Luizaura Januário; presidente do Conselho Tutelar, Fernanda Silva; capitão Freitas (11º BPM); palestrante Marsonnillo de Souza Ferreira, e o adolescente Samuel, que representou todos os jovens conferencistas.
Policiais militares que atuam no PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas e Violência) e na Patrulha Escolar – reativada este ano pelo Batalhão – participaram ativamente da conferência-, juntamente com as equipes que integram a Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social como o CREAS, CRAS, SCFV e Cadastro Único.
A secretária Giuzaina Gregório relatou, na conferência, as diversas ações realizadas pela Administração Ouvir para Governar visando o bem-estar social da população, especialmente com as pessoas em situação de vulnerabilidade social, sejam elas crianças, adultos ou idosos. Apesar das dificuldades do cenário atual, a Prefeitura mantém diversos projetos atendendo na cidade e nos distritos, tem estruturado as instituições filantrópicas com repasse e direcionamento de recurso e cooperação, entre outros trabalhos.
Após a aprovação do Regimento Interno, foi ministrada palestra magna, que estimulou o trabalho dos conferencistas nos cinco eixos temáticos elaborados para a formulação de novas propostas de políticas públicas para a criança e o adolescente.
Aprovadas em plenário, estas propostas serão encaminhadas para a conferência estadual. No encerramento do encontro também foram eleitos os delegados que participaram deste encontro na capital mineira.
(Secretaria M. de Comunicação Social)